domingo, 22 de junho de 2014

Os Ribeirões de Tocantinópolis... Vem se refrescar!!!




Os ribeirões na região são chamados de balneário ou igarapé. Este é o ribeirão Pedro Bento, fica em média dez quilômetros da cidade, é aberto ao público.


Como fim de semana é agitado, gosto de ir nestes lugares em dias atípicos, não gosto de som alto,
vou para a natureza para "ouvir" a natureza, não o "batidão" ou um tal de "arrocha". A proprietária Eliete, é uma simpatia! Tem no local atendimento básico p/ bebida, nos fins de semana ela faz porções e almoço sob encomenda.


Ribeirão Pedro Isaías, fica aproximadamente seis quilômetros, fora da cidade. Por ser mais próximo é o mais movimentado e o mais desmatado também, as crianças gostam muito por ter uma pequena praia e ser bem raso.  Tem um bar que funciona nos fins de semana.


A mata ciliar já é bem mais rasteira.


Ao contrário do Ribeirão do Santana, as margens ainda se vê muitas árvores altas, e fica logo adiante do Pedro Isaías, uns quatrocentos metros.


A modelo da Jubiart se camuflando nas árvores rs.


O "Cai Nágua" é outro balneário movimentado no fim de semana, fica aproximadamente uns sete quilômetros e meio da cidade.


Têm bares, mas um se destaca pelo atendimento, acolhimento, organização, limpeza, simplicidade, comida gostosa e a simpatia da Isabel, ela faz uns pastéis deliciosos, super sequinho sem excesso de gordura.


O Ribeirão da Elaíde,fica uns sete quilômetros d cidade, lá tem área p/ acampamento,chalés simples e até maiores com mais conforto, churrasqueiras espalhadas nas áreas.


Cheguei a fazer um ensaio fotográfico da coleção neste ribeirão para a Jubiart.


A proprietária é Dona Elaíde, tem mais de oitenta anos, enfermeira aposentada, e uma raizeira das boas! Sempre trocamos figurinhas, o que se destaca no seu ribeirão, são os canais com pontes rústicas e a amplidão da área de lazer, rica em vegetação e muitas bromélias. Obs: Tem serviço de bar, alimentação só sob encomenda, para entrar,paga-se uma taxa de cinco reais para a manutenção do espaço.


Estes ribeirões citados são públicos, porém existem alguns particulares e de Associações que já conheci maravilhosos também! Não tenho um preferido, todos têm uma beleza em particular... A única coisa que vejo em comum é a água, sempre cristalina, quando escuras, é por excesso de folhas nas águas, característica típica do bioma da amazônia.
Fica a dica aqui: Quando forem para ambientes naturais, sempre levar um saco de lixo, estes mananciais também alimentam o nosso rio Tocantins, conservar e preservar se faz necessário.
Obs: Tem alguns erros gráficos/gramatical, estou tentando corrigir, mas aparece um tarjar azul e não deixa, coisas do Sr. google. Pelo menos está entendível rsrsrsrs.
Bom domingo e uma semana luz para nós!!!


5 comentários:

  1. Noossa que lindos lugares e soubeste bem fotografar!Adorei! Ótimo domingo e semana! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Bia, que coisa mais engraçada, vocês estão em pleno verão por aí e nós aqui cheio de agasalhos, e tudo isso é Brasil, muito interessante, né?
    Olha, vejo que estes recantos, ainda sem o desvario das grandes corporações imobiliárias, são os verdadeiros paraísos deste país, só temo que ponham os olhos ambiciosos nesta região e em pouco tempo se transformem nos Búzios, Cabo Frios, etc.
    Lindas águas, mansas, claras, ribeirões que nos remetem às músicas de Milton Nascimento, amo tudo isso.
    Aproveitem bastante este paraíso!
    um beijo grande carioca da montanha.

    ResponderExcluir
  3. Visitar esses ribeirões de Tocantinópolis é um sonho! Que lugares incríveis! Um pedaço do paraíso perdido no Norte do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  4. Coisa linda, eu amo a diversidade de biomas do Brasil. Em Nova Viçosa temos o mar, o mangue, Mata de restinga e um bom fragmento de Mata Atlântica. Coisa linda. Menina, essa foto da sua mana de biquini está tão parecida com uma que a mamãe fez, nos anos 70. E o corpitcho do seu gato, lembra o do meu pai. Beijo grande, boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o passeio, as imagens, o ensaio fotográfico, hahaha, e a dica de levar uma sacolinha para recolher o lixo, uma orientação que já deveria ter virado hábito entre a população. Eu simplesmente não consigo deixar meu lixo por aÍ! Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Copyright © 2012 / Bico do Papagaio - Olhares e perspectivas.
Template customizado por Meri Pellens.
Voltar ao topo