A simplicidade da vida está rareando, e cada vez fica mais difícil ser simples. Numa de nossas andanças fomos convidados a passar um domingo na chácara "de uma amigo de uma amiga" rs. Como estamos na zona de transição Amazônia e Cerrado, hoje mostraremos um pouco do aspecto do bioma da Amazônia: Árvores mais altas, clima mais úmido, área ribeirinha, e alguns frutos típicos como, cupuaçu, açaí, bacaba etc.
O proprietário da Chácara Barro Branco, é o Sr. Raimundo Belizário, pai e avô de uma família simpaticíssima e hospitaleira, nos sentimos em casa.
Olhe o Corguinho, aqui chamam de ribeirão, a água é escura pelo excesso da folhagem e veredas das palmeiras de açaí e buriti, entre outras.
A correnteza cria caminhos entre as plantas.
Batutinhas no banho...
Ops! Dois folgados, um fazendo barquinho e o outro esperando ansiosamente.
Olha o resultado, só para soltar na água com o novo coleguinha.
Frutas, você as conhece?
Milho verde.
Isto é que é reciclagem ( do gás ao carvão). Simples e original, como diz o filósofo "...Tudo se transforma", e vamos grelhar a carne!
A região tem uma variedade grande de feijão, aqui o famoso "baião de dois".
Cliquei mais de perto o feijão manteiga.
Salada com tomate cereja.
Pequi na roça, não pode faltar!
As panelas enfileiradas na mureta, e a turma no estilo self service (precisa mais? ).
E depois, olhe onde foram lavar as "tralhas", demos trabalho, hem meninas!!! Rsrsrsrs.
O Júlio não sei, mas euzinha já ariei muitas panelas em igarapés, literalmente com areia, era um brilho só!
Toda chácara que se preze aqui tem um girau, essa mesa de madeira para lavar, e tratar carnes, as vezes os proprietários colocam alimentos para os pássaros no girau, é uma festa!
Como ninguém é de ferro, o que não falta para os visitantes acidentais, é uma boa rede. Neste feriadão desejamos para você coisas simples que harmonizam e alegram o coração!
Ternuras...
Bia & Júlio.
Nooooooossa,quanta coisa linda e boa por lá!! Adorei esse cantinho e a simplicidade combina bem com hospitalidade..LINDO! Ótimo feriadão,beijos,chica
ResponderExcluirGente sempre de coração aberto para receber, é um pouco a cara do nortista.
ExcluirBom feriado p/ vc e família!
Bjossssssss
Oi Bia, é a Vi,quando fomos "desbravar" a nossa chácara em Mairiporã, tínhamos que lavar a louça na bica,e um fogão quase igual a esse,luz de lampião..
ResponderExcluirGostei do cardápio, até queria fazer uma "boquinha".
A frutinha amarelinha, é umbu?
Tomei licor de pequi, aquilo é uma delicia.
Muitos beijos,Vi
Oi Vi, não é muruci ou murici (dependendo da região), ele tem um sabor doce e ácido muito forte, excelente para sucos, cremes e sorvete.
ExcluirBom feriado p/ vc!
Beijoooooooooo
Bia, que delícia!!! Deve ser super fresquinho aí nesse lugar... essa água, apesar de escura, dá pra ver q é bem limpinha... ADORO dias assim, de tranquilidade, comida e uma rede pra deitar depois! hehehe
ResponderExcluirBeijo
Bia, que delícia estar num lugar desse, natureza pura, comida da melhor qualidade e companhia de quem amamos. Pra que melhor? adorei, queria estar numa dessas redes agora. Um abraço!
ResponderExcluirUau!!! Fiquei aqui babando com tanta beleza! Aquela frutinha é murici? Se for eu amo suco de murici com farinha! Que local lindo! Vc é abençoada em morar perto disso tudo!
ResponderExcluirBeijos
adriana
Girau, falei dele esses dias! Onde eu morava eles ficavam na janela da cozinha e a louça era posta lá quando era enxaguada. Mas o lugar é espetacular! Ai, que vontade de estar aí! Na mata! Maravilhoso post! Feriado lindo para vc e sua família!
ResponderExcluirMuito legal mesmo, isso tudo me remete aos tempos dos meus avós vivos, na roça e no interior da nosso estado Bahia, tínhamos muita água do rio da Dona e muito mato com árvores que nos surpreendiam de tão alta, o nosso bioma é um pouco diferente mais com semelhança.
ResponderExcluirAbraço
Bia,
ResponderExcluiramei o post. A salada com tomate cereja me deu água na boca. Delícia de lugar e de passeio!
Abraço!
Jussara
Tem coisa melhor nesta vida?
ResponderExcluirNatureza, boa comida e amigos...
Isso é felicidade!
Fiquei com fome!! Pequi é o que tem espinho dentro? Fico com o baião de dois e a salada... nahm!!
ResponderExcluirBia, por aí os adultos servem as crianças? Pergunto por causa das panelas na mureta. Quando era criança, na fazenda ainda lavavam as panelas no córrego que passava atrás da casa. Atualmente esse córrego não passa de uma bica de água, quase sumindo. A Água já é escassa em vários Estados do Brasil. O Rio de Janeiro sobrevive da água vinda de Minas e mesmo assim, onde moro usam muito poço e a água vem insalubre. A água para beber tem que ser comprada. Quando vejo tanta abundância, como a que me mostra nas imagens, dá vontade de voltar no tempo e não deixar que ele avance!
Bom fim de semana!!
Espinho? O próprio!
ResponderExcluirServimos as crianças sim, nem pensar chegar perto de panelas ou fogão! A minha água também é comprada, acho o cheiro do cloro muito forte, acho que eles abusam, mas já me falaram que estão dentro da medida permitida. Enfim, tenho um olfato e paladar chatos rsrsrsr.
Infelizmente os rios também secam. Temos que cuidar!
Tenha um bom domingão!
Bjoooooooooo
Bia e Julio...Adorei o post cheio de coisas que me lembraram a infancia no interior (ontem) Então comentario será por partes...vamos Lá
ResponderExcluir- Gente o que é o brilho daquelas panelas...me deu até uma canseira só de lembrar do tempo que eu fiz isso...rsrs
- Aqui não podemos colocar comida na mureta para nos servirmos, todos são muito estabanados, seria um caos...além de um monte de gente com fome...
- Adoro essas denominações, corguinho, ribeirão...elas mudam conforme a região. Quando fui a Alagos o que eles chamam de Lago para mim e rio...rsrs
- Achei mega criativo o fogão, digo churasqueira...rsrs
Tenham um ótimo domingo
Muita Luz e Paz
Abraços
Bia e Julio, que lugar delicioso... Dá para ver o amor nesta simplicidade que acalma a alma da gente! Deus vontade imensa de comer essas comidas... Fogão com carvão, comida delícia e caseira, natureza aos seus pés!
ResponderExcluirIsso é vida hein??
Beijos :o)
Que delícia de passeio, Bia!!!! A chácara é encantadora, as imagens belíssimas e o baião de dois e a salada me deixaram com água na boca.
ResponderExcluirUm beijo.
Bia, gostei muito de tudo: das altas árvores e palmeiras, do córguinho, já tinha visto o girau em casas do Nordeste, só não sabia o nome. Qual o nome da frutinha amarela? Fiquei curiosíssima! Ahhhh, amei o varandão com redes! Esse é meu estilo. Beijos, Paula
ResponderExcluirOi, Bia, que delícia esse lugar! Simplicidade transpirando por todos os poros! Adorei a ideia de fazer um barquinho, sempre gostei de observá-los flutuando sobre o curso da água. E o cardápio de meu água na boca! Um abraço, ótima semana!
ResponderExcluirMais olhar
ResponderExcluirmenos julgar
Bia tão bom te visitar
Abraços poéticos
Que postagem e imagens maravilhosas, amo tudo isso!
ResponderExcluirpassei minha infância assim, e hoje tenho uma pequena casinha no mato só para relaxar.
a palmeira que mais gosto e achoo linda é de açaí, estou plantando lá no meu mato.
Não conheço Pequi nem feijão manteiga...delícia de almoço!
também já lavei louça e roupa em rio!
mas faz muito tempo!!!
bjss
Lindas imagens! É tudo incrível! E eu adoro pequi... [sorrio] Bia, a propósito, aceite o convite e venha ver meu texto de literatura amadora de número 292! >>> O http://jefhcardoso.blogspot.com lhe espera. Abraço!
ResponderExcluirBiaaaaaaaaaaaaaaaa... eu amo as comodidades de Sampa, mas não vou mentir que ás vezes queria me embrenhar numa vida mais simples e deliciosa como essa !!
ResponderExcluirMe fala, que panelas brilhantes são essas ??
E essa comida, ainnnnnnnnnnnn... quero !!!!
rssr
Amo, essas fotos...lembram que a vida é boa e linda !
Igualzinho a quem escreve esse blog delicioso !!! Linda !!
Bjus 1000 querida !!
Que maravilha, Bia
ResponderExcluirTudo aí me encanta. Me deu água na boca esse churrasco com o baião de dois. E pequi deve ser uma delícia.
As moças lavando a louça me remete á infância quando via a minha mãe lavar a roupa no rio. Era muito mais prático do que ficar pegando água do poço. E o rio naquela época era límpida como um espelho. A mesa de madeira era exatamente assim, perto do poço para lavar a louça.
Obrigada pela linda postagem
Lindos dias para toda a família
Beijos
Conheço o local e realmente muito booom e lindo. Saudades. (rsrs) O contato com a natureza do local e este pequeno córrego de águas clara, limpa e fria. E claro, os donos são muito legais.
ResponderExcluir