O nosso inverno é esquisitão: Suspende as chuvas no mês de junho e o sol nasce lindo todo dia até novembro.
Mês de julho as praias aparecem em toda extensão do rio Tocantins

Vista aérea da praia da Santa em frente a cidade de Tocantinópolis (imagem do Face da amiga Eliane).
"Praia do Nilson", propriedade privada próximo do centro urbano de Tocantinópolis,
A transparência da água dá mais segurança nesta época para os banhistas.
A microrregião do Bico do Papagaio é uma das microrregiões do estado brasileiro do Tocantins pertencente à mesorregiãoOcidental do Tocantins. Sua população foi estimada em 2006 pelo IBGE em 198.388 habitantes e está dividida em 25municípios. Possui uma área total de 15.767,856 km². (fonte Wikipédia).
A alguns deste municípios são banhados pelo rio Tocantins que nesta região faz divisa com os Estados doTocantins, Pará e Maranhão, na imagem praia da cidade de Itaguatins - TO,
costume local de se construir casinhas de palha para pesca ou piquenique nas ilhas afastadas da praia principal.
Essas pequenas marolas (banzeiros) na água não é vento, são pedras, nesta época o barqueiro tem que ser habilidoso e conhecedor do rio...
Áreas boas para acampamentos.
Turistas acidentais em Itaguatins, rs.
Devido a construção no rio Tocantins da UHE de Estreito- MA/TO, o reservatório desta formou um imenso lago, a cidade de Babaçulândia entre outras ficou com uma orla muito bonita (apesar do impacto ambiental).
As praias de São Sebastião do Tocantins - TO, nesta região não vi iguais, são lindas observe a brancura da areia...
O rio vai ficando mais largo, com várias ilhas, ideal para passeio de barco, no porto da cidade se negocia na hora com o barqueiro, aconselho a levar colete salva vida (eles não têm).
Araguatins - TO, tem uma praia tradicional com maior fluxo de turista, só a vi de longe nesta imagem. O Sebrae tem o projeto "Sebrae Na Praia", onde capacita barraqueiros e barqueiros.
Não se assuste! A paisagem não é boa rsrsrsrs. Sol, água, mato, é bom vir "armada" com protetor/bloqueador solar, chapéu, óculos escuros, repelente e roupas confortáveis. E não espere serviço três estrelas, apesar de estarmos dentro da região turística Vale dos Rios, não existe nem um pré inventário turístico da região e nem verba para tal. Enfim, visitar o Norte do Tocantins é literalmente uma aventura . Estamos sensibilizando e agilizando com instituições e empresários locais para criar o Conselho Municipal de Turismo, previsão para 2013. Acredito muito nesta construção de base, a comunidade tem que QUERER receber o turista e estar CAPACITADA para o mesmo. Sei, sonhamos acordados, mas alguns se tornam realidade.
Você encara essa aventura?
Bia & Júlio.